Actualizado: Mon, 19 Mar 2012 15:43:56 GMT | de pa.press.net

Andebol

O objetivo básico do andebol é muito semelhante ao do futebol, mas com uma diferença evidente.


Um jogador de andebol prepara-se para lançar a bola. (© Press Association)

Um jogador de andebol prepara-se para lançar a bola.

Andebol

O objetivo básico do andebol é muito semelhante ao do futebol, mas com uma diferença evidente.

Os jogadores utilizam as mãos em vez dos pés para rematarem a bola e baterem o guarda-redes adversário. Dado o frenético ritmo de jogo, é natural assistir-se a muitos golos durante um jogo normal.

Na realidade, o andebol é um desporto bem mais antigo do que o futebol, remontando ao tempo da Grécia Antiga. A Odisseia de Homero faz referência a um desporto idêntico ao andebol que era jogado na ilha de Faiakes (Corfu). Além disso, uma forma de jogo primitiva é retratada numa placa de mármore na Acrópole de Atenas que remonta ao ano de 600 a. C..

As origens do desporto tal como o conhecemos hoje remontam a uma versão de andebol jogado ao ar livre pela primeira vez na Escandinávia e Alemanha no final do século XIX. Nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, realizou-se um evento de exibição deste desporto com equipas de 11 jogadores.

A versão de 7 contra 7 de pavilhão foi desenvolvida na Escandinávia e a popularidade do desporto cresceu rapidamente na Europa, acabando por ser incluído no programa Olímpico em Munique 1972, para seleções masculinas, e Montreal 1976, para seleções femininas.

O andebol é um jogo de equipa muito rápido e físico, no qual duas equipas de sete jogadores passam, rematam, apanham e driblam uma pequena bola feita de pele. O objetivo é marcar golos.

O andebol é um desporto propício a muitos golos, sendo que, muitas vezes, são marcados 50 golos num único jogo. Cada jogo é composto por duas partes de 30 minutos, com um intervalo de 10 minutos.

A natureza frenética deste desporto, juntamente com a agilidade, energia e força dos melhores jogadores do mundo, tornam o andebol num dos espetáculos mais emocionantes do programa Olímpico.

O torneio masculino e feminino é composto por 12 seleções nacionais que são divididas em dois grupos de seis. As quatro melhores de cada grupo avançam para a fase seguinte para determinar os vencedores das medalhas.

Tradicionalmente, as formações europeias têm dominado este desporto. A França conquistou o torneio olímpico masculino em Pequim 2008.

(Continued)
0Comentários

Últimas notícias

asdasd
News module

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque lacinia pretium ligula non aliquam. Nullam lorem elit, placerat vel bibendum a, porttitor quis quam.